HSST - Riscos Ergonomicos
Pastelaria
HSST II
Riscos Ergonómicos
OTJ – Cozinha e Pastelaria
Alunos: João Trindade e Diogo Santos
Introduçao
A ergonomia é uma área que aborda questões sobre a vida laboral moderna, e também tem como objectivo a prevenção dos acidentes laborais e a criação de locais adequados de trabalho.
São considerados riscos ergonómicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período nocturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e imposição de rotina intensa. Os jovens correm maiores riscos de sofrerem lesões no trabalho por diversas razões.
Falta-lhes experiência e maturidade, consciência dos riscos, competências e formação.
A maioria dos riscos para a segurança e a saúde no trabalho (SST) pode ser evitada, independentemente de envolverem trabalhadores jovens ou mais idosos. Ao preservarem a segurança dos jovens trabalhadores e ao darem-lhes a formação e a instrução adequadas, as entidades empregadoras podem beneficiar da sua energia e motivação, ao mesmo tempo que promovem uma cultura de prevenção.
A ergonomia visa assegurar a melhor adaptação de uma situação de trabalho ao trabalhador e à tarefa que ele realiza, de acordo com critérios de segurança e saúde.
Os riscos ergonómicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos, susceptíveis de provocar sérios danos à saúde do trabalhador e comprometer a sua segurança e produtividade, como, por exemplo: cansaço físico, perturbações músculo-esqueléticas, hipertensão arterial, alteração do sono, doenças nervosas, doenças do aparelho digestivo São considerados riscos ergonómicos a inadequada movimentação manual de cargas, as posturas e os movimentos inadequados, os movimentos repetitivos, a pressão mecânica directa sobre os tecidos do corpo, as vibrações e o desconforto do ambiente térmico. OTJ – Cozinha e Pastelaria
Alunos: João Trindade e Diogo Santos