Contabilidade Interna
Este trabalho abordará as principais mudanças de uma contabilidade externa para uma contabilidade interna dentro das empresas. Para isso foi estudado os principais serviços contábeis desenvolvidos, características da terceirização contábil, e as conseqüências desta modificação para os setores financeiro, contábil e fiscal. São os objetivos deste trabalho, demonstrar os principais aspectos da alteração da contabilidade terceirizada para a própria e apresentar suas principais vantagens e desvantagens desta modificação.
Este trabalho está organizado em seis capítulos. Na primeira parte será abordado a História da Contabilidade. No segundo capitulo optamos por demonstrar quais os serviços contábeis existente. Na parte três foi demonstrado os aspectos de uma terceirização, onde demonstra suas vantagens e desvantagem para uma empresa. No quarto capitulo decidimos tratar da importância da Contabilidade Interna para uma organização. Em sequência tratamos dos fundamentos da escrituração contábil.
A metodologia utilizada para construção desta pesquisa foi enriquecida de estudos bibliográficos e árticos acadêmicos. Para concretizar usamos uma pesquisa de campo que abrange todos os aspectos estudados dentro de uma organização.
1. História da Contabilidade
A origem da contabilidade vem das necessidades geradas pelas atividades comerciais. As trocas de bens e serviços eram registradas em simples relatórios sobre os fatos. A partir do momento em que as riquezas aumentavam o homem começou a se preocupar com a forma que ele poderia vender e aumentar as suas posses. Foi com pensamento no futuro que ele adquiriu os primeiros registros a fim de conhecer as possibilidades do uso, consumo e produção.
Segundo Sá (2010, p.46) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia