Hotelaria-metodologia
Sem a pretensão de traçar um perfil exaustivo do jovem consumidor, a pesquisa busca estabelecer um primeiro contato com essa geração, despertando sua sensibilidade e consciência da finitude dos recursos naturais e de sua responsabilidade com relação ao futuro da saúde do planeta.
O interesse em desenvolver tal investigação leva em consideração que a juventude marca presença expressiva no mercado consumidor, seja no papel de compradores diretos ou influenciando as decisões de compras dos adultos. O mundo dos adultos raramente percebe os jovens como compradores e usuários de bens e serviços e, menos ainda, os reconhece como consumidores conscientes das implicações e repercussões de suas atitudes.
Nos tempos que correm, as sociedades passam por transformações quase instantâneas.
O clima de permanente mudança é parte da vivência de um mundo frenético, no qual o mercado competitivo – e, em grande medida, excludente – impacta a ação e o comportamento de milhões de jovens.
A juventude dá sinais de que sabe o que quer. Mesmo sob a influência de uma mídia capaz de construir ou impulsionar estilos de vida, hábitos e costumes, – o comportamento juvenil costuma revelar a busca do protagonismo e da afirmação de sua personalidade. É possível detectar, em qualquer quadrante do planeta, o crescimento entre os jovens de uma consciência ecológica, ligada à preservação da vida e das condições de coexistência da humanidade e a natureza.
No entanto, só o conhecimento aprofundado de cada situação concreta vivida pelos jovens pode permitir entender como essa consciência se traduz em suas