Lazer em hotelaria
A hotelaria, um dos pilares da atividade turística, ocupa espaço importante no cenário econômico mundial, por empregar milhares de pessoas em diversos países em função da expansão do setor.
Com isso, a hotelaria vem sofrendo aperfeiçoamento contínuo, especialmte por meio da implantação de sistemas de gestão de qualidade, que nasceu devido a necessidade de aprimoramento do hotel frente ao hóspede
A tercerização de mão de obra é uma estratégia freguentemente adotado pelos gestores, porém a tercerização é um desafio para as empresas, que buscam reduzir seus custos e aumentar sua produtivisade sem comprometer e em alguns casos, melhorar a qualidade e produtividade, assim, tornando-se mais atrativo ao hóspede.
Referencial teórico
O início da indústria hoteleira é muito remoto. Desde os primeiros deslocamento de pessoas, havia a necessidade de hospedagem ao longo das viagens. Surgiram então, os primeiros estabelecimentos hoteleiros, que, no iníco. Eram estabelecimentos extremamente simples, como albergues, hospedarias e mosteiros. Com o passar do tempo, os meios de hospedagem foram se sofisticando, até surgiram os hotéis.
A palavra hotel tem origem francesa (hôtel). Na Idade Média tem o significado, geral de morada, alojamento.
Castelli (2001) afirma que, à época na qual a hotelaria expandia suas atividades em diversas localidades, criou-se a necessidade de regulamentar a atividade, de forma a assegurar ao cliente o grau de conforto e a oportunidade de escolha sobre onde se hospedar. Essa discussão é feita em âmbito mundial para tentar chegar a um consenso. Porém, nem mesmo dentro do país, às vezes, isso é possível.
Para Petrocchi (2003) a hotelaria faz parte do sistema turístico, juntamente com os meios de transporte e os atrativos turísticos, compondo o Produto Turístico de uma determinada localidade. Ao longo dos anos passou de um lugar simplório para apenas um pernoite, para um local onde a pessoa pudesse, na medida do possível, ter a sensação