geografia
Durante muito tempo o ensino da Geografia nas escolas era desenvolvido de forma mecânica e sem nenhuma perspectiva crítica em relação aos conteúdos ministrados.
A disciplina de Geografia era vista como matéria decorativa que limitava em saber nomes de continentes, países, cidades, rios entre outros.
Nos últimos trinta anos a ciência em questão e o modo de como é ensinada passou por diversas modificações quanto à sua abordagem no estudo do espaço geográfico.
Há pouco tempo a Geografia era dicotomizada, pois de um lado estava a Geografia física e do outro a Geografia humana.
A geografia é uma área de extrema importância para a vida de todo estudante e cidadão, pois diariamente a usamos, como por exemplo, quando assistimos a uma previsão do tempo em um jornal. O que acontece com a maioria da população é achar que a geografia é algo que não é importante para a sociedade, porém o que elas não sabem, é que a geografia não está presente apenas na sala de aula, em questões climáticas, relevo, censos do IBGE, mas também é utilizada com muita frequência em nosso cotidiano, como na questão de organização dos espaços que vão desde uma sala de aula até a urbanização, impactos ao meio ambiente, política, economia que são assuntos presentes nas discussões diárias da sociedade.
Mapas Temáticos
Mapas temáticos são representações de informações sob uma perspectiva geográfica, transformando o Espaço-Território em elemento de análise espacial de dados, apresentando informações extremamente especializadas.
Para os mapas temáticos, a forma do mundo é só o começo. Ao elaborar um mapa temático, os cartógrafos têm que encontrar fontes de informações precisas e atualizadas para uma série de fenômenos sociais e ambientais. É utilizada uma variedade de fontes para melhor generalizar a característica que se deseja mostrar. Por exemplo, para um mapa de densidade populacional, a cada 10 anos há um censo em dado país. Os dados do novo censo