Hospitalidade
Deriva da palavra francesa HOSPICE que significa “dar ajuda/ abrigo aos visitantes”.
Significado de Hospitalidade (s.f. Ação ou efeito de hospedar; hospedagem. Característica da pessoa hospitaleira; qualidade do lugar em que há boa acolhida. P.ext. Maneira de tratar que expressa gentiliza e amabilidade).
(Etm. do latim: hospitalitas. atis)
HISTÓRIA DA HOSPITALIDADE
A hospitalidade surgiu em decorrência do desenvolvimento das viagens. Grécia e Roma merecem destaque, assim como na história das viagens e do turismo.
GRECIA
A hospitalidade era praticada por todos os cidadãos e era baseada em um preceito divino. Acreditava-se que os estrangeiros e viajantes eram protegidos por Zeus Xênios, ou Zeus Viajante. Assim praticar a hospitalidade era um ato honroso e uma obrigatoriedade em receber bem os viajantes.
ROMA
Teve uma influência singular na hospitalidade, uma vez que seu excelente sistema viário facilitava os deslocamentos, também impulsionou o surgimento de hotéis, restaurantes e lavatórios. Além disso, muitos cidadãos eram suficientemente ricos para realizar viagens de lazer.
Na época do Império Romano, as normas tinham evoluído. A mulher do dono de uma hospedaria não podia ser punida por desobedecer as leis contra adultério; os donos de hospedaria não podiam servir ao exército porque o exército era um serviço nobre; e os donos de hospedaria não podiam ter a guarda de criança menores de idade.
IDADE MEDIA
Já na idade média, houve a diminuição das viagens e, por consequência hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos praticamente deixaram de existir. Anos depois com a diminuição dos conflitos ente feudos e o aumento das viagens, voltam a surgir estabelecimentos particulares de hospedagem.
Um grande marco que transforma a hospedagem em uma atividade comercial se dá quando um grupo de italianos, donos de hospedarias se juntam para formar a primeira corporação hoteleira da história em 1282.
CONCEITOS DE HOSPITALIDADE
Certamente