Concreto com fibra de pet
Curso de Engenharia Civil
Materiais de Construção I
Trabalho Experimental
1. Título:
A ADIÇÃO DE FIBRAS DE GARRAFA PET NO CONCRETO
2. Justificativa:
A utilização de materiais alternativos como agregados na construção civil cresce com o aumento da necessidade de se reutilizar o que iria para o lixo. Um desses materiais é o PET (Politeraftalato de Etileno), material com certa resistência que deve suportar a altas pressões.
No ano de 2006, o Brasil reciclou 194 kton de PET, o que representa 51,3% da resina virgem utilizada no período, índice inferior apenas ao do Japão (62% da resina virgem utilizada) [1]. Se por um lado este índice demonstra que a reciclagem de PET é uma realidade no Brasil, por outro lado demonstra também que existe uma grande parcela deste produto que não possui esta mesma destinação pós-consumo e que são encaminhados para a deposição em aterros.
Diferentemente de todas as outras criaturas vivas, o homem sempre teve de proteger-se da natureza usando vestimentas e construções. Ao lado das peles dos animais, os materiais de construção são a categoria mais antiga de materiais usados pelo homem para manter a sua subsistência [2] e, de fato, o cimento Portland é o material de construção de mais extenso uso no mundo [3]. Vários tipos de fibras podem ser adicionados no concreto, tais como fibras de aço, fibras de vidro, fibras sintéticas e fibras naturais. O concreto com adição de diferentes tipos de fibras é atualmente utilizado em aplicações especificas como pavimentos, meios fios, pré-moldados, blocos de concreto e pistas de aeroportos. As principais mudanças observadas nas propriedades do concreto com adição de fibras são a redução da retração plástica, o aumento da tenacidade, da ductilidade, da resistência ao impacto, e um possível aumento da resistência à compressão. Dessa Maneira, torna-se bastante atraente a possibilidade de melhorar as propriedades do concreto utilizando