Materiais de Construção Fibras
Curso de Engenharia Civil
Materiais de Construção II/ 2014 A Trabalho Experimental
Alunos: Anísio Silveira Junior; Claudio Silva; Emanuel Maccari; Fernando Witter; Greice de Sousa Valvassori; Henrique Oening Melo; Kassio Medeiros
1. Título: Avaliação do da resistência a tração de concretos produzidos com adição de fibras de pet.
2. Justificativa
Concreto simples, não armado, é um material frágil, quebradiço, com uma baixa resistência à tração e uma baixa capacidade de alongamento na tração.
O concreto possui uma série de características que lhe garantem o posto de material estrutural mais utilizado no mundo e apesar disso tem uma série de limitações, como o comportamento marcadamente frágil e a baixa capacidade de deformação do material antes da ruptura. Como conseqüência de sua fragilidade, a sua resistência à tração é muito reduzida quando comparada à sua resistência a compressão. (Figueiredo, 2005)
O uso de fibras como aditivos pra concreto tem chamado a atenção de vários pesquisadores pelo fato de possuir baixa densidade e ser um material de baixo custo. Fibras são elementos descontínuos, com comprimento bem maior que a seção transversal. Existem vários tipos: aço, vidro, carbono, nylon, sisal, madeira, etc. Suas principais características são o módulo de elasticidade e a resistência mecânica.
O papel das fibras descontínuas, distribuídas aleatoriamente, é o de atravessar as fissuras, que se formam no concreto, seja quando sob a ação de cargas externas ou quando sujeito a mudanças na temperatura ou na umidade do meio ambiente.
As fibras provocam certa ductilidade após a fissuração. Se as fibras forem suficientemente resistentes, bem aderidas à matriz cimentícia, e em bastante quantidade, elas ajudarão a manter pequena a abertura das fissuras.
O módulo de elasticidade e a resistência mecânica são as duas propriedades mais importantes na definição da capacidade de reforço