Romantismo
O período romântico no Brasil inicia em 1836 com a publicação da obra suspiros poéticos e saudades por Gonçalves de Magalhães e acaba em 1881 com a publicação do romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis.
A literatura brasileira só teve um desenvolvimento significativo com a fuga da família real portuguesa de Napoleão para o Brasil que realizou grandes avanços artísticos e culturais, mas com grande influencia europeia, porem, as classes sociais dominantes ficaram insatisfeitas com o império gerando tentativas de independência com a conquista dela em 1822 por Dom Pedro I causando um forte sentimento nacionalista.
Outra característica importante é que o Brasil era uma das únicas colônias a ter um sistema econômico escravista gerando oposições entre os autores da época fazendo obras com temas direta ou indiretamente abolicionistas.
Principais escritores do Romantismo no Brasil
Gonçalves Dias - foi um importante poeta brasileiro do século XIX Principais obras: Os timbiras, Meditação, Canção do Exílio, I-Juca-Pirama, Seus Olhos.
Álvares de Azevedo - escritor da Segunda Geração Romântica Principais obras: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna.
Castro Alves - importante poeta brasileiro da geração condoreira Principais obras: Espumas Flutuantes, Os escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso, Hinos do equador, Tragédia no Mar, O Navio Negreiro.
Joaquim Manuel de Macedo Principais obras: A Moreninha, O Moço Loiro, O Rio do Quarto, A luneta mágica. José de Alencar - considerado o principal escritor do romantismo brasileiro. Principais obras: Cinco Minutos, A Viuvinha, O Guarani, Lucíola, Iracema, As Minas de Prata, Senhora, Encarnação. Manuel Antônio de Almeida Principais obras: Memórias de um sargento de milícias, Dois Amores (peça de teatro).
Bernardo Guimarães - romancista e poeta Principais obras: O seminarista, A escrava Isaura.
Franklin