Concreto Reforçado com Fibras
Acadêmico:
Disciplina: Materiais de Construção ІІ
Curso: Engenharia Civil
Resumo
O concreto é o material mais utilizado na construção estrutural, principalmente por seu custo ser relativamente baixo e a disponibilidade de seus componentes se dar por quase todo planeta. Outra característica importante do mesmo é o seu potencial de incorporar resíduos de diversas origens e em alguns casos obter ganhos de desempenho, apontando assim, vantagens tanto econômicas como ambientais. Neste contexto, pensando na importância de serem estudadas as adições de resíduos no concreto, surge na forma de ensaios comparativos este presente trabalho sobre o comportamento mecânico de concretos com fibras PET.
1 - Introdução
O polietileno tereftalato (PET) é um polímeros da família dos poliésteres, muito empregadas na indústria de embalagens, principalmente refrigerantes. Suas principais vantagens são o fato de ser um material 100% reciclável, de baixo custo, muito abundante e impermeável. Existem inúmeras alternativas de reutilização de PET, porém as mesmas, não suprem a imensa quantidade descartada, principalmente por seu custo de fabricação não ser elevado, tornando-se assim, um problema para o tratamento de resíduos das cidades.
Uma solução para este problema dos resíduos pode ser o emprego de fibras PET no concreto, visando melhorar seu desempenho sob tração e no controle das fissuras.
1.1 - Objetivo Geral
Avaliar o comportamento do concreto reforçado com fibras PET distribuídas aleatoriamente em seu interior através de ensaios de carregamento estático e analisar a iteração entre a matriz e fibras.
1.2 - Objetivos específicos Verificar através dos ensaios de compressão axial, tração na compressão e tração por compressão diametral as influências das fibras na resistência do compósito.
2 – Metodologia
2.1 Coleta de informações existentes em bibliografias básicas
Dentro desta busca por materiais novos e ecologicamente