049939211317

498 palavras 2 páginas
Zeus, o deus mais poderoso e conhecido da mitologia grega.

Zeus é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. Sempre foi considerado um deus do tempo, com raios, trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em sua honra, a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os Jogos Olímpicos eram realizados em sua honra.

Zeus se casou três vezes e teve inúmeros affairs. Seu primeiro casamento foi com Métis, a deusa da prudência. Quando Métis estava grávida de Atena, Gaia profetizou que o segundo filho dos dois iria destrona-lo, como havia acontecido com Cronos e Urano, e que isso era um ciclo eterno. Zeus, temendo que isto acontecesse, montou uma armadilha: fez uma brincadeira com Métis, no qual eles se metamorfoseavam. Ela se metamorfoseou em uma gota d’água e foi engolida viva por Zeus. Só que isso não adiantaria de nada, pois a cabeça de Zeus cresceu assustadoramente e Atena nasceu já adulta e armada para a guerra de sua cabeça, fazendo assim com que a profecia não se cumprisse. O parto de Atena foi feito por Prometeu e Hefesto, que abriu a cabeça de Zeus com um machado.

O segundo casamento foi com Têmis (uma titã), guardiã dos juramentos dos homens e da lei. As Moiras profetizam que Zeus tem muito a aprender com Têmis, que é tão sábia quanto Métis. Além de esposa e conselheira, Têmis é também mentora de Zeus.

Zeus e Têmis foram os pais das Horas, de Eunômia, Dice, Irene.

O terceiro e último casamento de Zeus foi com sua irmã Hera (deusa do casamento). Apesar de casado com Hera, Zeus tinha inúmeras amantes. Usava dos mais diferentes artifícios de sedução, como a metamorfose em qualquer objeto ou criatura viva, sendo dois dos mais famosos o cisne de Leda e o touro de Europa. Assim sendo, teve muitos filhos ilegítimos com deusas e

Relacionados