Adição Fibras Aço no Concreto
RESUMO
A construção civil, assim como diversas outras áreas de conhecimento, teve que buscar alternativas para competir no mercado, com o avanço tecnológico elevado as propriedades exigidas aos materiais convencionais sofreram alterações levando ao aparecimento de materiais capazes de responder aos requisitos pretendidos pelo meio. A combinação química e estrutural de diferentes materiais produziu uma nova classe de produtos de engenharia, os compósitos. Uma das novas possibilidades que surgiu no meio civil foi à adição de fibras de aço no concreto. Esse reforço feito com as fibras minimiza a fragilidade apresentada pelo concreto. Este trabalho inicia com uma breve apresentação deste tipo de compósito. Ao longo do mesmo são expostas suas principais características, modelos, possíveis aplicações para as fibras de aço, além das normas técnicas que norteiam sua utilização .Como objetivo principal este trabalho procura apresentar um material especial, apontando sua importância para a construção civil.
Palavras-chave: construção civil, materiais, compósitos, fibras, aço.
1 INTRODUÇÃO
Os materiais compósitos vêm sendo utilizados pela construção civil a muito tempo. De acordo com Ventura (2009) foi com o avanço tecnológico que os requisitos exigidos aos materiais comuns mudaram, surgindo assim materiais compósitos capazes de corresponder às novas necessidades
Ventura ainda aponta que não há uma definição universalmente aceite para este tipo de material. “De um modo geral, um material diz-se compósito quando é constituído por dois ou mais constituintes (fases) diferentes.” (VENTURA, A.M.F.F, 2209). O que pode-se dizer é que eles devem ter uma série de características especificas como rigidez, resistência, leveza, baixo custo de produção, visando sempre uma melhor performance do material. Pode-se dizer que um compósito é a junção, ou a ligação, de ao menos dois matériais diferentes, que irão dar origem a um único material.