Materiais de construção
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES II
PROFESSORA: MARÍLIA
CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS
EQUIPE:
DENNYS ARAUJO
ROBSON GILNEY
JOSENILDO NUNES
THALES MENDONÇA
SKORZENY BRITO
MOSSORÓ
2012
1.0 INTRODUÇÃO
O concreto é um material que possui grande versatilidade de aplicação em construções e, desde a sua criação, vem sofrendo significativas modificações tanto na sua forma de produção e aplicação, quanto na sua composição. A razão para estas constantes modificações é a busca permanente do aperfeiçoamento das propriedades do concreto, ampliando ainda mais o seu espectro de utilização. Neste contexto e, visando principalmente melhorar o seu comportamento frágil perante esforços de tração, a adição de diferentes tipos de fibras surgiu como uma alternativa bastante promissora.
Assim, fibras dispersas e concreto passam a formar, juntos, um material compósito, o qual, segundo verificações experimentais, pode trazer benefícios significativos às construções sob o ponto de vista estrutural.
O concreto reforçado com fibras (CRF) é um compósito que pode ser utilizado como uma alternativa ao uso do concreto armado para estruturas contínuas e pré-moldados.
Estas aplicações do concreto reforçado com fibras estão associadas a obras de infraestrutura com grande demanda social, como as de saneamento básico e de transportes, envolvendo pavimentos e túneis.
O Concreto reforçado com fibras (CRF) pode ser definido como um material feito com cimento Portland, agregados, e contendo fibras descontínuas misturadas. O
Concreto Reforçado com Fibras (CRF) vem sendo usado desde 1960, as fibras têm sido encaradas como uma panacéia para todos os problemas que possam ser encontradas nas obras de concreto, infelizmente isso é incorreto. Embora as fibras possam melhorar algumas das propriedades do concreto, o seu uso nunca resultará em um concreto sem fissuras. Em 1960 foram usadas