Quimica
COMPÓSITOS
Os materiais compósitos são compostos por dois (ou mais) materiais individuais. - Concreto: cimento, brita e areia - Fibra de vidro - Óxidos - Nitretos - Carbonetos
COMPÓSITOS
COMPÓSITOS
- São projetados para a obtenção de propriedades que não estão presentes em um material monofásico. - São formados por uma fase contínua (matriz), que envolve os demais componentes, e reforçada por uma fase dispersa (fibras) que se agregam físicoquimicamente após um processo de conformação.
TIPOS DE FASES
Matriz – fase contínua
Responsável pela aparência do produto e de suas características superficiais. Função envolver, separar e proteger o reforço de ataques externos. Propósito: transmitir as tensões aplicadas no compósito para o reforço. Partícula-matriz a nível macroscópico.
TIPOS DE FASES
Reforço - fase dispersa
Função estrutural Responsável pela resistência do compósito. Caracterizados de acordo com sua forma em particulados ou fibrosos. Propósito: aumentar as propriedades da matriz. Partícula-matriz a nível atômico ou molecular.
PARTÍCULAS E FIBRAS
Existem muitas opções que afetam as propriedades dos compósitos, independente da seleção da matriz e da fase dispersa:
(a) Concentração (b) Tamanho (c) Forma (d) Distribuição (e) Orientação
Cada opção oferece benefícios diferentes ao compósito final.
CLASSIFICAÇÃO
REFORÇADOS COM PARTÍCULAS
Partículas Grandes
→ A fase particulada é mais dura e rígida que a matriz; → As partículas de reforço restringem o movimento da matriz; → Podem apresentar grande variedade de geometrias, mas devem possuir aproximadamente as mesmas dimensões em todas as direções; → As propriedades mecânicas melhoram com o aumento do teor de material particulado; → São utilizadas com materiais: metais, polímeros e cerâmicas.
REFORÇADOS COM PARTÍCULAS
Partículas Grandes
Cerâmico/metal (cermetos) Exemplo: Carbono cimentado composto de partículas ultra-duras de carbetos (WC ou TiC) numa matriz