HOSPITAL PADRÃO
Fundado em 1960 como um centro para tratamento de pacientes portadores de doenças venéreas, o hospital se transformou numa instituição de grande importância em relação às áreas de pesquisa e de tratamento de diversas outras doenças.
Tendo sido o pioneiro em muitas terapias experimentais, os pacientes em estado avançado de doença encontram nesse hospital tratamentos que não estão disponíveis em outros hospitais. Desde sua fundação até 2000, o Hospital Padrão era uma instituição sem fins lucrativos que conseguia se manter com base em doações e subsídios governamentais, oferecendo tratamento gratuito aos pacientes. Em 2000, o hospital começou a cobrar dos pacientes que podiam pagar ou portadores de planos de saúde por alguns tratamentos prestados. Até então, o Hospital Padrão não dispunha de um sistema de apuração de custos.
A equipe de médicos do Hospital Padrão inclui alguns profissionais reconhecidos por seu alto nível profissional e notável reputação. A equipe é, na sua maioria, composta por médicos que trabalham em regime de dedicação integral, dedicando parte de seu tempo em atividades de pesquisa, envolvendo alunos de diversas faculdades de medicina localizadas no Rio de Janeiro.
O pessoal da administração é bastante dedicado, tendo todos que frequentar cursos de atualização nas áreas administrativa e contábil. No momento estão empenhados em implantar um sistema de custos que lhes permita controlar melhor os gastos do hospital.
Tudo isso mudou quando o governo federal adotou um sistema de pagamentos presumível para pacientes atendidos através do SUS. Por meio de um método de diagnósticos denominado Grupos de diagnósticos relacionados, o SUS classificou os níveis de reembolso para pacientes em