Analise de Viabilidade Financeira
ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA
INTRODUÇÃO:
CONHECENDO O CASO DO HOSPITAL CENTRAL DETALHADO PELOS TEXTOS FORNECIDOS, DEVO APRESENTAR UMA SOLUÇÃO CAPAZ DE SOLUCIONAR O PROBLEMA DA FALTA DE LEITOS PARA OS CASOS DE EMERGÊNCIA.
Objetivo:
Determinar o número ideal de leitos para a emergência de um hospital.
Subsídio ao trabalho
TEXTO 1: CASO DO HOSPITAL CENTRAL
O número de pessoas que chegam necessitando de atendimento de emergência no Hospital Central foi contabilizado durante meses.
Os resultados são...
Pesquisa de campo com o número de pessoas que chegam à emergência do hospital procurando atendimento, ao longo das 24 horas do dia, durante os últimos 9 meses.
Atendimento da emergência – o pior horário na emergência de um hospital é aquele horário do dia em que chegam mais pessoas procurando atendimento.
O número de pacientes que chegam por hora, no pior horário de cada dia, apresenta média de 25 pessoas por hora, com desvio padrão – DP – de 5 pessoas.
Nos outros horários ao longo do dia, esses números diminuem consideravelmente.
Na última reunião, ficou decidido que seria feito um estudo para levantar o número de leitos necessários para atender diferentes níveis de segurança – ou certeza – de atendimento. Nesse contexto, você precisa determinar o número ideal de leitos na emergência desse hospital para atender a diferentes percentagens de emergências que cheguem. Fonte Caso do Hospital Central. FGV Online, 2011.
TEXTO 2: Problemas de falta de leito nas emergências
Situação A
Jornalistas e especialistas em comunicação experientes sabem que reclamações – ruídos – promovidas por até 2% ou menos das pessoas de um grupo não evoluem para problemas maiores. Em outras palavras, se até 2% dos passageiros reclamam de atrasos em aviões, não há problemas. Entre 2% e 4% dos passageiros reclamando, temos potencial explosivo. Acima de 5%, certamente teremos problemas em