Auditoria de contas médicas
Curso de Auditoria Hospitalar
Conteúdo da Disciplina
Qual a importância da Auditoria de Contas Médicas; Regras para Auditoria de Contas Médicas; Qualidade da Auditoria de Contas Médicas; Positivo e Negativa da Auditoria de Contas Médicas; Impactos Financeiros causados pela Auditoria de Contas Médicas; Auditoria de Contas Médicas como Estratégia de redução de custos.
Auditoria de Contas Médicas
TISS:
⇒
A ausência de normas e a complexidade envolvida na troca de informações entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde, assim como o investimento pouco expressivo em Tecnologia da Informação (TI) estimularam a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a elaborar o Padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar). Esse padrão foi desenvolvido com base em normas nacionais e internacionais, e visa melhoria na qualidade do atendimento, racionalizar custos e otimizar recursos existentes.
Auditoria de Contas Médicas
TISS:
⇒
O Padrão TISS tem como premissa a interoperabilidade com os sistemas de informação em saúde preconizados pelo Ministério da Saúde. O Padrão TISS foi estabelecido, em 2007, como um padrão obrigatório para Troca de Informações na Saúde Suplementar – referente à troca de informações administrativas e de atenção à saúde, entre operadoras de planos privados de assistência à saúde, prestadores de serviços de saúde, beneficiários de planos de saúde e a ANS.
Auditoria de Contas Médicas
O padrão TISS está organizado em quatro componentes:
1)
Conteúdo e estrutura: O padrão de conteúdo e estrutura estabelece as informações administrativas e de atenção à saúde a serem trocadas entre operadoras de planos privados de assistência à saúde, prestadores de serviços de saúde e beneficiários de planos de saúde.
2) Representação de Conceitos em Saúde: O padrão de representação de conceitos em saúde estabelece o conjunto de terminologias,