nbr 5410 item 9.2 resumo
Piscinas
Para efeito de aplicação de prescrições desta subseção, as piscinas e área adjacente são divididas em três volumes:
Volume 0 o volume 0 é o volume interior do reservatório (da piscina e do lava-pés);
Volume 1 o volume 1 é limitado pelo volume 0, pela superfície vertical situada a 2 m das bordas do reservatório, pelo piso ou superfície na qual as pessoas possam vir a se postar e pelo plano horizontal situado 2,5 m acima do piso ou superfície na qual as pessoas possam vir a se postar.
Volume 2 o volume 2 é limitado de um lado, pela superfície vertical externa do volume 1 e uma superfície paralela situada a 1,50 m desta última e por outro lado, pelo piso ou superfície na qual as pessoas possam vir a se postar e o plano horizontal situado a 2,50 m acima desta última.
Sistema SELV
A segurança de um Sistema de Extra Baixa Tensão (SELV) deriva da baixa voltagem apresentada por ele, um sistema PELV (do inglês protected extra-low voltage), Sistema de Extra Baixa Tensão Protegido tem as mesmas características, diferenciado somente por não ser eletricamente separado da terra. Em ambos a voltagem não deve exceder 25 volts em corrente contínua e 60 voltes em corrente alternada, de maneira que ela seja sempre muito baixa para causar uma corrente com potência suficiente para causar um choque elétrico nocivo ao ser humano.
Dimensões dos volumes para reservatórios acima do solo
Nos volumes 0 e 1, admite-se apenas o uso de SELV com tensão nominal não superior a 12 V em corrente alternada, ou 30 V em corrente contínua, sendo que as partes vivas do sistema SELV, qualquer que seja sua tensão nominal, devem ser providas de isolação capaz de suportar ensaio de tensão aplicada de 500 V durante 1 min ou barreiras ou invólucros com grau de proteção pelo menos IP2X ou IPXXB e a fonte de segurança deve ser instalada fora dos volumes 0, 1 e 2. No volume 2, são admitidas uma ou mais das seguintes medidas de proteção, SELV sendo a fonte de segurança