Horta comunitária escolar
Campus Itapina
Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas
Monografia I
HORTA COMUNITÁRIA ESCOLAR: MÉTODO PRÁTICO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA “EMCOR SÃO JOÃO PEQUENO”
DANIEL FERREIRA SCOTÁ
Colatina/ES
MÊS /2015
HORTA COMUNITÁRIA ESCOLAR: MÉTODO PRÁTICO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA “EMCOR SÃO JOÃO PEQUENO”
DANIEL FERREIRA SCOTÁ
Projeto de Pesquisa apresentado ao Componente Curricular Monografia I, como requisito parcial aprovação no Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina.
Colatina/ES
MÊS /2015
1. INTRODUÇÃO A horta comunitária escolar é um método prático de ensino e contextualização dos assuntos trabalhados na disciplina de agropecuária, disciplina essa que é parte da grade curricular dos cursosde ensino fundamental das escolas da pedagogia da alternância.
A vida no campo também ensina. Esse é o preceito básico da Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. Por 30 anos, a receita foi aplicada no Brasil por associações comunitárias sem o reconhecimento oficial. Agora, o Ministério da Educação (MEC) não apenas aceitou a Alternância como também quer vê-la ainda mais disseminada.
A metodologia foi criada por camponeses da França em 1935. A intenção era evitar que os filhos gastassem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos. No Brasil, a iniciativa chegou com uma missão jesuíta, no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 estados, em áreas onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. Os alunos têm as disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e do Médio, além de outras voltadas à agropecuária. Quando retornam para casa, devem desenvolver projetos e aplicar as