Horas Extra Para Entregar
E
Repouso Remunerado
Ijuí, 2º semestre de 2012
Sumário
Introdução 3
Horas Extras 4
Cálculo da Hora Extra 5
Faltas Por Luto 6
Adicional Noturno 7
Trabalho da Mulher 8
Trabalho de Menor 8
Necessidade Imperiosa 8
Serviço Externo 9
Cargo De Confiança – Gerente 9
Empregado menor pode prestar horas extras? 9
Processos Relacionados a Hora Extra 10
Trabalhador pode trocar horas extras por escola 10
Hora Extra Para Curso em Casa 12
Banco De Horas 12
Características 13
Rescisão do Contrato Antes da Compensação das Horas 13
Horas "in itinere" 14
Descanso Semanal Remunerado – DSR ou Repouso Semanal Remunerado - RSR 16
Descanso Semanal Remunerado - Integração das Horas Extras 17
Forma De Cálculo 17
Conclusão 21
Bibliografia 22
Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo trazer um conhecimento mais amplo sobre direitos do trabalhador assalariado bem como seus deveres como funcionário no que diz respeito ao cumprimento de horários, horas extras e DSR. Faremos uma breve abordagem de como o funcionário poderá calcular o valor que recebera de hora extra no final do mês, quem pode e quem não pode fazer horas extra, quem tem direito a adicional noturno, enfim, vários tópicos que entram no calculo da remuneração do trabalhador.
Com o estudo desse assunto pretendemos tirar duvidas mais frequentes, trazer o entendimento desses adicionais frequentes que é de seu direito.
Horas Extras
A legislação trabalhista vigente estabelece que a duração normal do trabalho, salvo os casos especiais, é de 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, no máximo.
Definição: Hora extra, hora suplementar ou hora extraordinária é todo período de trabalhado excedente à jornada contratualmente acordada. Podendo ocorrer antes do início, no intervalo do repouso e alimentação, após o período, dias que não estão no contrato (sábado, domingo ou feriado). Não se faz necessário o exercício do trabalho, mas estar à disposição do empregador ou de