HORARIO
Instituição ajudou no desenvolvimento da região do Oeste Catarinense e fez parte da vida de várias gerações
O Instituto de Assistência e Educação São Canísio (IAESC), conhecido como Colégio Agrícola de Itapiranga, vai encerrar suas atividades em 2014. A decisão faz parte do processo de reestruturação da Companhia de Jesus no Brasil. Reconhecendo a importância que a instituição teve na vida das pessoas da região, o Provincial da BRM, Pe. Vicente Palotti Zorzo, escreveu uma mensagem para a comunidade educativa do Colégio. Confira abaixo:
Prezados senhores,
Professores/as, alunos/as e pais de alunos/as. Diretores e colaboradores do IAESC. Autoridades municipais e companheiros jesuítas.
A Companhia de Jesus está num processo de reestruturação da sua presença apostólica no Brasil. Sente-se chamada a atuar nos lugares onde os apelos evangélicos e missionários são mais urgentes. Assim como os jesuítas estiveram presentes em Porto Novo, atual Itapiranga, SC, desde a fundação aos 11 de abril de 1926, e acompanharam as comunidades nas suas demandas, atualmente procuramos responder às novas solicitações.
Uma das grandes conquistas dos pioneiros foi o desenvolvimento do Oeste Catarinense, e o que é mais importante, a universalidade do ensino oferecida pelo Estado. Tendo presente o relevante trabalho que vem sendo feito na Região e as diversas opções na área educativa, decidimos por não dar continuidade com o trabalho realizado no Instituto de Assistência e Educação São Canísio (IAESC), o antigo Colégio Agrícola São José, de Sede Capela, Itapiranga. A criação do IAESC foi uma iniciativa para colaborar na formação das novas gerações, qualificando-as humana e intelectualmente para o desenvolvimento da Região e outros lugares. Ao longo dos últimos 33 anos, o IAESC formou mais de 1700 técnicos em agropecuária. Foi um trabalho importante, com frutos favoráveis para todas as partes implicadas.
O encerramento das