Camillo Sitte
DE OBRA DE ARTE
CAMILLO SITTE
TEORIA E HISTÓRIA DA
ARQUITETURA E URBANISMO III
BRUNA GERMANO
FERNANDA SILVA
JOÃO MANOEL
TAMARYS CAILLET
TURMA 3NA
ESTUDO PRAÇAS MEDIEVAIS, POR CAMILLO SITTE .
“ Qu e a gran de m as s a de m oradi as s e j a c on s agrada à l a b ut a – n e s t a e s f era a c i da de p ode ap re s ent ar -se e m rou p a s de t ra balh o, m a s as p ou c as p ra ç a s e ru a s p ri n c i p ais de v e ri am ap re sent ar - se e m t ra j es dom i n gu eiros”
( SI TTE, 1 9 9 2 : 1 0 1 ) .
CAMILLO SITTE
CAMILLO SITTE
Nascido em Viena, Áustria, foi artesão, arquiteto e teórico, diretor da escola Imperial e
Real de Artes Industriais de Viena.
Viveu no período da industrialização europeia.
Preocupa-se com as questões e problemas que acometem esse momento.
Seu pensamento é o resultado de reflexões para solucionar os problemas do modo de vida do período industrial, tais como o movimento sanitarista higienista e a adequação da cidade industrial. Pioneiro do urbanismo culturalista, ponto de vista da qualidade de vida no desenho da cidade. Valoriza a assimetria, irregularidade, espontaneidade e a perspectiva.
ÁREA HISTÓRICA DO REINO DE GRANADA – VÉLEZ RÚBIO.
RELAÇÃO DA ARQUITETURA COM A
PRAÇA.
O CENTRO DEVE ESTAR LIVRE
DEVE SER UM AMBIENTE FECHADO
PRAÇA IRREGULAR
S i t t e n ã o f o r m u l a u m a ci d a d e i d e a l , m a s s u a s a n á li s e s são baseadas em ci d a d e s reais. Te v e d u a s i m p o r t a n t e s i n f l u ê n ci a s d e A r i s t ó t e l e s e m q u e a ci d a d e d e v e s e r c o n s t r u í d a p a r a t o r n a r o h o m e m s e g u r o e f e li z , c o m p r i n c í p i o s d a t é c ni c a e e s t é t i c a n a c o n s t r u çã o u r b a n a . E d e Vi t r úv i o , o m a i s i m p o r t a n t e n a s ci da d e s é a si m e t r i a n o s e n t i d o d e harmonia com proporções que se repetem.
AGRUPAMENTO DE PRAÇAS
FORMAS E DIMENSÕES
PLANO PARA MARIENBERG.
CARACTERIZAÇÃO
Propõe
estabelecer
na