Homologação de produtos e serviços
HOMOLOGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Presidente Epitácio – SP
2012
JULIANA PINHEIRO DE SOUZA
HOMOLOGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Projeto apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de trabalho de curso do curso de administração ministrado pela Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE Orientador: Professora Ronise de Paula.
Presidente Epitácio – SP
2012
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 03 1.1 Problema 04 1.2 Hipótese 04 1.3 Justificativa 04 1.4 Objetivo 05 1.4.1 Objetivos Gerais 05 1.4.2 Objetivos Específicos 05 1.5 Metodologia 05
1. INTRODUÇÃO
Nestes tempos contemporâneos, a busca pela competitividade nos produtos e serviços passou a ser o foco principal das organizações. Neste âmbito homologar produtos, serviços e fornecedores, se tornou uma ferramenta indispensável para garantir a qualidades nas empresas. Definir critérios para a homologação de fornecedores e produtos pode resultar em um elevado grau de eficiência e eficácia do processo produtivo.
Homologação pode ser definida como o processo que consiste, basicamente, em testar e detectar erros em todas as funcionalidades de determinado projeto, em qualquer fase que esteja.
Nas grandes empresas os departamentos de qualidade e de novos produtos, seguem a risca o manual de homologação, obedecem rotinas que vão desde o estudo e planejamento de desenvolvimento de novos produtos, até a aprovação na linha de produção, Nesta etapa é estabelecido os requisitos do produto e seguem detalhes minuciosos que podem fazer a diferença no final do processo, como por exemplo, uma empresa que deseja implantar a sustentabilidade, e ao desenvolver novos produtos que não agridam o meio ambiente, estabeleça que estes além de suas funções naturais, tenham como requisitos, funções e componentes que não causem danos a saúde, além de que estejam de acordo com as normas da ABNT e órgãos que representem o mercado Verde.