home office
Home Office é uma sigla inglesa que significa “escritório em casa”. Como o próprio nome já diz, o home office normalmente é utilizado por trabalhadores independentes, que não necessitam ir à empresas, tendo o seu próprio local de trabalho em sua casa.
Essa forma de trabalho é muito adotada devido a globalização da economia e aumento da terceirização de serviços, o que acaba mudando o perfil do emprego e do local de trabalho. O fato do crescimento do home office ocorre também devido ao fato de muitas empresas acreditarem que o profissional consegue ter mais foco no trabalho em casa, além de não perder tempo de deslocamento, uma vez que nas grandes cidades pode ser de mais de 3 horas.
Entretanto, é muito importante conseguir criar um ambiente de trabalho mesmo estando em casa. Dessa forma, poderá evitar distrações e perda de produtividade. Para trabalhar em casa, é preciso estar altamente motivado e no caso de morar com outras pessoas, é preciso estabelecer algumas regras, para que o trabalhador não seja incomodado durante o seu horário de trabalho.
O trabalho dentro da empresa facilita o desenvolver de projetos em parceria, a troca de informações, os vínculos e o networking. Afinal, reuniões virtuais não substituem a interação. Dentro do campo de trabalho, é mais fácil para que profissional mostre sua criatividade, dedicação e desempenho e assim melhore as chances de ser promovido. Por outro lado, com a inovação das ferramentas de comunicação e com as facilidades atuais é fácil trabalhar de casa e gerar ótimos resultados também.
Portanto, basta ao profissional (e a empresa) medir qual é o melhor meio de gerar os resultados esperados: tendo qualidade de vida e desempenhando com calma algumas tarefas, ou interagindo com a equipe e mostrando desempenho.