HOBBES
ESTADO DE NATUREZA: todos são maus por natureza no estado de natureza existiram conflitos entre os indivíduos os indivíduos entram em conflito pq possuem um direito natural, o direito a vida, pressupõe a utilização de todos os meios necessários para a concretização desse direito a vida o que gerará o estado de GUERRA DE TODOS CONTRA TODOS, ele parte da seguinte premissa.
Todo indivíduo tem direito a vida, o que o levará a busca de alimento, quando a pessoa vai atrás do seu alimento ela executa o que for necessário para obtê-lo, pq não exista estado, leis, o que vai gerar a ordem.
Não existe propriedade privada no estado de natureza, as pessoas são apenas detentoras momentâneas de um bem
O estado de natureza é negativo e ruim, pois, sempre vai haver conflitos, pela busca da sobrevivência em vista da ausência de regras.
Homem vive sempre na insegurança, vivendo sempre com medo.
Os homens param e raciocinam que é melhor abrir mão de alguns direitos para haver estabilidade. Então os homens vão se unir e efetuar um CONTRATO SOCIAL.
Cada ser humano vai transferir o seu direito NATURAL AO ESTADO, transferir o direito de uso da força para o estado. Então o estado vai surgi com o único objetivo, que é o de garantir a segurança.
HOBBES afirma que é necessário centralizar a soberania em uma única instituição e, principalmente em uma única pessoa, por isso, ele propõe a criação de um estado absolutista. Ele diz que a força só vai poder ser exercida pelo estado se apenas uma pessoa centralizar toda a força física em suas mãos.
HOBBES VAI ESTABELECER CINCO OBJETIVOS PARA O ESTADO: - compete ao estado garantir a segurança – garantir a liberdade – garantir a igualdade – garantir a educação pública – garantir a propriedade material. Só que dessas cinco funções, apenas a primeira é obrigatória.
Raciocínio final: Se o estado não garantir a segurança, as pessoas voltam ao estado de natureza e começasse todo o processo novamente de formação do estado