Histórico dos Residuos
Em países subdesenvolvidos como o Brasil, o processo de urbanização veio acompanhado de uma série de problemas, e uma decadência no padrão de vida das pessoas. Isso devido ao intenso êxodo rural, já que a maioria das pessoas achavam que as melhores oportunidades de emprego e de melhores condições de vida estavam nos centros urbanos.
Foi apenas no decorrer dos últimos 20 anos que o Brasil teve a iniciativa de criar projetos de reciclagem e coletas seletivas, visando a diminuição do lixo nos municípios. Em 2010, o Brasil criou a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) com o presidente Lula. Apesar de ter começado tarde, o Brasil pode usufruir da experiência de outros países aproveitando o que há de melhor em conceito ambiental e tecnologia de transformação no mundo.
PNRS (POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS)
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Foi sancionada no dia 02 de agosto de 2010, após 21 anos de discussão no Congresso Nacional, pelo ex-presidente Lula, sendo considerada uma revolução no que se diz respeito às políticas ambientais do Brasil.
Com essa lei o país passou a ter uma regulamentação na área de resíduos sólidos. A lei