Histórico da gestão de residuos
Pré-história
- Os humanos viviam em pequenos grupos nas cavernas.
- Se alimentavam dos animais que caçavam e das plantas
- Se mudavam com freqüência à procura de mais recursos e nunca ficavam num mesmo lugar tempo suficiente para acumular muito lixo.
- Seus resíduos: ossadas e objetos de pedra lascada.
Surgimento das Cidades
- Os humanos passaram a se estabelecer em comunidades permanentes – cidades
- Aumentou a concentração de pessoas e de resíduos produzidos por elas - o acúmulo desses resíduos passou a incomodar.
- Exemplos: em Atenas surgem os primeiros lixões - atraíram ratos, baratas e outros insetos indesejáveis. Os gregos passaram então a cobrir o lixo com camadas de terra e criaram, em 500 a.C. o aterro controlado – o lixo era composto basicamente por restos de comida.
- Idade Média - o acúmulo de pessoas nas cidades foi aumentando = Aumento do volume dos resíduos. Surgimento de sérias doenças e epidemias.
- Até meados do século XVIII, o lixo era produzido em pequena quantidade e constituído essencialmente de sobras de alimentos.
Histórico da Gestão de Resíduos Sólidos
Revolução Industrial
- o consumo dos bens ficou mais fácil, e o ocorreu um aumento significativo do consumo e conseqüentemente da produção de lixo.
- aumenta a problemática da geração e descarte de lixo. Porém, esse fato não causou nenhuma preocupação maior: o que estava em alta era o desenvolvimento econômico e não suas conseqüências.
- as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas.
- na “onda do consumismo”, os produtos que antigamente eram feitos para durar muitos anos, hoje tem uma vida útil muito menor - o homem passou a viver então a era dos descartáveis.
As pessoas passam a ser conhecidas em parte pela quantidade de lixo que produzem.
_ A quantidade de lixo produzida por uma pessoa