Residuos sólidos de curitiba
Lucas Araújo de MeloMestre em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (UP). Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Klaus Dieter SautterDoutor em Ciências Florestais pela UFPR. Agrônomo pela UFPR. Professor da Disciplina de Gerenciamento de Resíduos da UP
Paulo Roberto JanissekDoutor em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Químico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da Disciplina de Gerenciamento de Resíduos da UP
FURB
Disciplina: Tratamento de Resíduos
Aluno: Rodrigo Augusto Lintener Miranda
Resenha crítica
Como relatado, a crescente produção de resíduos sólidos urbanos é um dos principais fatores que preocupam a humanidade, tais resíduos possuem como fatores pra seu crescimento, o aumento populacional, o crescimento do consumo e a industrialização. Para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, uma importante técnica é a criação de futuros cenários, que são baseados em dados históricos, fornecendo uma compressão maior para o planejamento estratégico em diversas áreas, podendo ser aplicado em cidades, países e empresas.
A técnica da criação de cenários futuros foi aplicada em Curitiba para melhor gestão de seus RSU, pois a capacidade de seu aterro sanitário encontra-se esgotado (Aterro de Caximba). Após a coleta de dados socioeconômicos e da produção dos resíduos sólidos urbanos foi elaborado o cenário atual, e a partir deste houve a construção de cenários alternativos. Em sua metodologia o local de estudo apresentou as informações sobre a localização da cidade de Curitiba logo após relatando as características do atual cenário do RSU que se resume a coleta das análises do histórico de dados relativos à geração e à composição baseado no estudo de caracterização gravimétrica realizado por Tavares (2007).
Os cenários futuros da produção se basearam em dois fatores: população