Histórico da filosofia
SÍNTESE DO TEXTOS:
CONCEPÇÃO DO CURSO DE FILOSOFIA (GEORGEOCOHAMA ARCANJO)
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA (MARILENA CHAUI)
Os gregos tinham os mitos como algo incontestável e inquestionável, pois narrava a origem das coisas por meio de lutas, alianças e relações sexuais entre forças sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens. Narrava como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, antes que tudo existisse tal como no presente, sem se importar com as contradições.
A Filosofia percebendo as contradições e limitações dos mitos foi reformulando e racionalizando as narrativas míticas, transformando-as numa explicação inteiramente nova e diferente. Ela preocupa-se em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas são como são, em explicar a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais de forma em que a as contradições são sempre respeitadas para gerar uma explicação coerente, lógica e racional.
Os dois textos consideram que a filosofia surgiu da perplexidade, da admiração e do espanto com a realidade. Insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas. Demonstraram que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos estavam ligas entre si e podiam ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão seria capaz de conhecer-se a si mesma.
A filosofia se sustenta em cinco pilares, a saber: a physis que está relacionada com o real, com o concreto, em última análise com a natureza; a casualidade que estabelece uma conexão causal entre os fenômenos (elementos) naturais; o cosmo que ordena racionalmente, hierarquicamente os diversos elementos; o logos que é a forma de expressar racionalmente, a lógica; e o caráter crítico, este possibilita divergências,