Períodos históricos da filosofia
1- Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.
R. A História da Filosofia faz correspondência entre os quatro grandes períodos principais da História Universal, e de acordo com a periodização mais aceita pelos historiadores é dividida em quatro grandes períodos:
Filosofia Antiga: do Século VI a. C até o Século V d. C..
A Idade Antiga é fisiocêntrica, por predominar a razão da natureza. A natureza era pensada como imutável e não sujeitável à ação humana. Os seres humanos, consequentemente, deviam se submeter às regras da natureza, sendo-lhes permitido apenas desvelá-la e contemplá-la para conhecê-la. A atividade do trabalho era considerada negativa e deveria ser executado por escravos. A política era uma atividade natural exercida somente na polis (cidades).
Filosofia Medieval: do Século V d. C. até o Século XIV ou XV, predomínio da ordem teocêntrica e início da antropocêntrica.
Diferente da concepção Antiga da natureza a visão medieval é “teocêntrica” e novos aspectos da concepção da natureza surgem, principalmente, por meio da tradição bíblica, baseada na tradição cristã, na qual a natureza é apreendida no âmbito da criação.
Deus era o criador e preservador da criação e a causa contínua de todos os processos naturais, o qual o homem não faz parte da natureza, foi inserido na natureza como um ser ativo, participativo, isto é, um ser que pensava em Deus como criador e, por isso, situava-se dentro da natureza por ter sido criado por Deus. A relação do homem com a natureza começa a assumir uma nova dimensão, ou seja, “antropocêntrica”, que começa a colocar o ser humano no centro da natureza, podendo usá-la e dominá-la.
Filosofia Moderna: do Século XV/XVI, período da Renascença, passando pelos Séculos XVII e XVIII, e alcançando o período do Iluminismo, Século