filosofia no contexto historico
A Filosofia nasce da vida e cada filósofo viveu num contexto histórico determinado e marcado por problemas concretos. É possível então, relacionar este contexto com seus problemas e suas formas de conceber o mundo com as próprias propostas apresentadas nos sistemas filosóficos.
Como qualquer produção humana, a Filosofia tem também uma matriz ou base histórica que exerce influência sobre ela ao longo de todo o seu desenvolvimento. O fato de ter nascido na Grécia e no contexto sócio-histórico do séc. VI a.C. fez com que herdasse deste período algumas características que lhe são marcantes:
- A Filosofia é praticada por pessoas que fazem da partilha da reflexão uma prática real, é uma prática dialógica.
- O exercício da reflexão filosófica tem pleno sentido numa sociedade democrática e é um dos melhores sinais de que o ser humano exerce sua capacidade de livre pensar.
- Por ser uma partilha de idéias forma escolas de pensamento.
- A dialética exige uma revisão constante do pensado e com isso favorece sua ampliação, tornando mais sólidas as ideias antes frágeis.
- É uma reflexão solitária no sentido de que exige um voltar-se para dentro de si e uma revisão acerca do que se pensa sobre o que se pensa - um conhece-te a ti mesmo!
A Filosofia tem uma história que podemos dividir, tal qual fazemos com a História Geral, por períodos:
• Idade Antiga – VI a.C. – II d.C.
• Idade Média – II – XV
• Idade Moderna XVI – XVIII
• Idade Contemporânea e atualidade – XIX -
No entanto, o pensamento é dinâmico e certamente não é encerrado na formalidade das datas, uma vez que todas as contribuições são consideradas no imenso diálogo filosófico no decorrer da história da Filosofia. Consideramos as determinações de períodos pela compreensão dos principais temas de cada momento histórico que nos ajudam a compreender os interesses por questões determinadas.