História
RESENHA DO FILME: “TEMPOS MODERNOS”
PONTA GROSSA
2014
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A abordagem clássica se divide em: *Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor
Ênfase nas tarefas Aumento produtividade Métodos de trabalho Divisão do trabalho Abordagem de baixo para cima
*Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.
Ênfase na estrutura Aumento eficiência da empresa Atenção para os elementos da Administração Abordagem do todo para as partes
A origem da Abordagem Clássica acontece no decorrer da Revolução Industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo a substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações para obter melhor rendimento possível dos recursos e encarar à concorrência e competição que aumentam entre as empresas.
Decorrente disso os dois mais importantes fatos são:
*O crescimento rapido e desorganizado das empresas
(aumento produtivo causado pelas tecnologias aplicadas à produção).
*Aumento essencial da eficiência e da competência das organizações
(abertura do processo artesanal).
A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Quem deu início foi o engenheiro americado Frederick Winslow Taylor. Ele é o fundador da Administração Científica nascido em Filadélfia, nos Estados Unidos.
PRIMEIRO PERÍODO: Ele iniciou seu trabalho junto ao operariado, voltado para a sua tarefa na fábrica. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Ele se preocupava somente pelas técnicas de raciocínio do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos (Motion-time Study). Taylor começou por baixo, fazendo análise das tarefas de cada operário, separando por partes seus movimentos e processos de trabalho, melhorando-o gradativamente.
Taylor concluiu que um operário médio produzia menos do que era capaz, com o equipamento que