HIstória
1.1 - O essencial no jornal é a qualidade da notícia. O primordial é a informação. A matéria deve ser atraente, emocionante, e deve ter auto grau de comunicabilidade. O jornal é uma fábrica, e, sua linha de redação é a redação. Deve guiar-se pela lógica de mercado. Um elemento importante no texto da matéria é a redundância. O jornal está sempre repetindo as informações básicas de matérias publicadas no dia anterior. A noticia do jornal conterá obrigatoriamente bons elementos para permitir ao seu leitor uma reflexão e uma análise dos acontecimentos, explicando como tudo acontece e indicando no que poderá resultar o fato narrado. Os noticiosos da TV e do rádio são com pouquíssimos detalhes, são como lides que pouco dizem sobre os fatos. O Jornal, oferece, oferece no texto indicações mais abrangentes sobre os acontecimentos, ou seja, a maior diferenciação entre a noticia do Jornal em relação ao Rádio, e a Tv, é basicamente a riqueza dos detalhes.
2 – A linguagem do Rádio
2.1 – O texto do rádio leva em consideração a possibilidade de uma nova leitura para um melhor entendimento. Há sempre a necessidade de se repetir as informações divulgadas, para que o ouvinte entenda o que está se noticiando ao longo da transmissão. O texto se estrutura com frases mais curtas, sem que nenhuma das frases ultrapasse três linhas. O rádio visa transmitir com antecipação todos os fatos, procura demonstrar com muita expressividade e envolvimento.
3 – A linguagem da Televisão
3.1 – Na TV o Jornalismo transmite como se fosse um show, alimenta a fantasia. Os fatos são esterilizados. É uma proximidade falsa, imaginária, onde se estabelecem contradições. O uso da imagem traz a TV, um grande beneficio no que diz respeito a melhor interpretação das expressões, ajudando no discernimento do que se está sendo transmitido. Há uma maior riqueza de detalhes. Uma importante fusão dos códigos, visual e auditivo, produzindo matérias altamente redundantes.
4 – A