História
A presente pesquisa tem por tema a trajetória empreendedora de Olavo Setubal, por ter sido um grande empresário e uma personalidade pública de muita importância para a sociedade brasileira.
Justifica se o presente trabalho devido o seu sucesso, tanto na carreira política, quanto no campo empresarial.
A metodologia adotada foi á pesquisa bibliográfica com vistas a organizar o arcabouço teórico para investigação do fenômeno delimitado.
E tem por objetivos:
— Apresentar a vida bibliográfica de Olavo Setubal;
— Descrever a vida empreendedora industrial e banqueiro político.
Capítulo I – Vida bibliográfica de Olavo Setubal
Olavo Egidio de Sousa Aranha Setubal nasceu em 15/04/1923, foi engenheiro, banqueiro, político e industrial. Filho de Paulo Setubal - advogado também, mas principalmente poeta e escritor, que alcançou sucesso com seus livros, especialmente um best-seller da época, "A Marquesa de Santos". Um poeta tuberculoso, que morreu relativamente jovem e que se casou com uma herdeira de famílias quatrocentonas, muito católica, Francisca de Souza Aranha. Realizou os primeiros estudos no Ginásio de Carmo e no Colégio Universitário. Formou-se em Engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, sempre teve vocação para ciências exatas e mostrava-se um grande empreendedor. Em 1946, Olavo Setúbal casou aos 23 anos com Matilde de Azevedo, conhecida popularmente como Tide Setubal, onde tiveram sete filhos. Dois anos depois que Tide morreu, Olavo começou a namorar Daysi Prado (Oliveira Salles), que teve um trabalho gigante para conquistar os enteados. E conseguiu. Ricardo, o caçulo, deu o depoimento "comprando" sua mãe e sua madrasta: "Acho que ambas em comum uma exuberante alegria de viver. Mamãe gostava de coisas culturais, Daysi, de coisas sociais. Mamãe seria alguém olhando a sociedade com olhos críticos, Daysi é alguém da sociedade olhando a sociedade, mulher