História
Lino Castellani Filho tem sua trajetória profissional construída através do estudo, pesquisa, observação e intervenção identificados com o campo das políticas de educação, educação física, esporte e lazer.
Docente da Faculdade de Educação Física da Unicamp desde 1986 – tendo nos 10 anos anteriores servido à Universidade Federal do Maranhão -, teve a oportunidade de vivê-las intensamente a partir de vários e distintos lugares. No âmbito interno a FEF ocupou assento em boa parte de suas comissões, chegando a coordenar o Conjunto de Estudos do Lazer (1991/92), embrião do até hoje presente DEL, Departamento de Estudos do Lazer, do qual faz parte. Sua relação com a Pós-Graduação se dá a partir de sua inserção na área de concentração “Educação Física e Sociedade”, através da qual desenvolve orientação (mestrado e doutorado) e oferece disciplinas curriculares.
Nas instâncias da administração superior da Unicamp, representou a FEF em distintas comissões, além de presidir a Associação de Docentes da Unicamp, Adunicamp, no período de 1996/98. Desde 1999 coordena o “Observatório de políticas de educação física, esporte e lazer” (CNPq – Unicamp).
Sua experiência no campo da gestão conta com a vivida no exercício da presidência da entidade científica “Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte”, CBCE (1999/01 – 2001/03), além de uma mais recente (jan/2003 a abr/2006) junto ao Ministério do Esporte, quando exerceu o cargo de Secretário Nacional da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer. A essa mais recente experiência de gestão na esfera governamental, junta-se outra relativa à sua participação no governo municipal de São Paulo, na qualidade de assessor de sua Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação (1989/90).
É autor dos livros “Educação Física no Brasil: A História que não se conta” (13ª edição. Campinas: Papirus, 2007), “Política Educacional e Educação Física” (2ª edição. Campinas: Autores Associados, 2002) e co-autor do