Tribos urbanas
Em uma sociedade existem pequenos grupos de indivíduos. Esses pequenos grupos, chamados tribos urbanas, se diferenciam por sua fachada, pois apresentam características diferentes como: corte de cabelo,estilo de roupa,linguagem,comportamento,ideologia,gosto musical,etc. Cada qual tem certa singularidade.
Algumas tribos, por pensarem muito diferentes, acabam entrando em conflito. Essa rivalidade tem sido registrada desde os anos 60 na Inglaterra e, desde então vem crescendo bastante.
Enquanto uns são a favor da violência, outros querem apenas paz, amor e tranqüilidade. Exemplo disso são os clubbers (raves) que são a favor do respeito ao meio ambiente e as outras pessoas, independente da religião, raça, sexo e classe social.
O primeiro a falar sobre as tribos urbanas foi o sociólogo Michel Maffesoli. Ele destaca a idéia de que essas tribos são instáveis e abertas, permitindo que uma pessoa mude de um grupo para o outro.
Na sociedade contemporânea, o processo de formação de novas tribos é mais complexo por causa da grande evolução da tecnologia, dos meios de comunicação, dos interesses, dos assuntos e a influência da mídia da formação do sujeito.
A tribal idade contemporânea está diretamente ligada a cultura jovem, pois é uma fase que cria e nega valores,formando e representando a cultura. Os jovens querem se orientar por valores diferentes dos que estão acostumados, querem ser um diferencial, formar uma identidade própria, por isso são criadas as tribos jovens. É uma tentativa de alcançar tais objetivos. Este grupos sociais buscam lutar pelos seus ideais. São responsáveis por uma série de movimentos e manifestos ao longo da história. Muitas vezes tomam atitudes em oposição à política ou cultura. Porém muitas destas tribos optam pela agressividade e ao vandalismo. Devido ao preconceito, ignorância e falta de respeito, algumas tribos se confrontam e estabelecem uma rixa entre si