Análise da situação da organização e do ambiente mercadológico
Essa análise é constituída pelos aspectos mais importantes que acontecem externamente e internamente à empresa. Tal análise é dividida em Ambiente Externo, cujo busca compreender o âmbito no qual a empresa está inserida, através de forças externas incontroláveis e subdividas entre Macroambiente e Microambiente, e Ambiente Interno que analisa elementos da própria organização, desde os objetivos empresariais aos produtos e serviços que são oferecidos. Tais análises servirão de sustentação para o Planejamento Estratégico, que de acordo com Ackoff(1982, p.2):
“é um processo que se destina a produzir um ou mais estudos futuros desejados, que não deverão ocorrer, a menos que alguma coisa seja feita. O planejamento se preocupa tanto em evitar ações incorretas quanto em reduzir a frequência dos fracassos ao se explorar oportunidades”.
3.1. Ambiente Externo
De acordo com Públio(2008, p.55), “ambiente externo à empresa é tudo aquilo que acontece fora das portas da mesma e que influencia seu funcionamento.” Sendo assim, visando um melhor estudo do ambiente externo da Billabong, tendo como base as pesquisas primárias colhidas sobre o mercado de moda esportiva, foi realizada uma análise do mesmo em duas etapas, a primeira com a análise de Macroambiente e a segunda com a análise de Microambiente.
3.1.1. Macroambiente
“Macroambiente é o conjunto de forças e tendências que definem as oportunidades e apresentam ameaças à organização. São consideradas forças incontroláveis que a empresa deve monitorar e responder a elas sempre que necessário.”(PUBLIO, 2008, p. 57)
Assim ao analisar esta definição sobre macroambiente e assim visando realizar o diagnóstico da situação da empresa, foi perpetrada a análise das variáveis constituintes do mercado de moda esportiva, já que o mesmo é constituído por forças incontroláveis cujas indicam as ameaças e oportunidades da organização, pois após a verificação e análise de tais