Contos
O estágio II (fundamental I) foi realizado individualmente, pela acadêmica: Atacilia Cruz Soares Novaes, sendo instruído pela professora tutora Aide Mendonça, pedagoga e acompanhado pela professora titular da turma de 3° ano, Joselita, do CEMEB (Centro Educacional municipal de Educação Básica) Orlando Villas Bôas. A intervenção ocorreu no período matutino nos dias: 27 (vinte e sete) de agosto a 14 (quatorze) de setembro de 2012, com o tema “Leitura, escrita e família: Conhecimento vai e vem”.
Partindo da necessidade de ampliação da leitura e escrita dos alunos, entendendo que essa pratica (leitura) é fator decisivo para que o individuo possa desenvolver suas potencialidades e capacidades para atuar na sociedade de forma critica e consciente. Aconteceram às observações necessárias para escolher a melhor forma de desenvolver o projeto com a turma citada acima. Sendo essas observações fundamentais, a partir daí vamos ter subsídios para criar o projeto, refletir sobre o que vimos e planejarmos de acordo com a real necessidade dos estudantes, pois segundo Madalena Freire (1996, pg. 11),
A observação avalia, diagnostica a zona real do conhecimento para poder, significativamente, lançar (casando conteúdos da matéria com conteúdos do sujeito, da realidade) os desafios da zona proximal do conhecimento a ser explorado. Então, observar significa olhar. Estar e permanecer desperto no entendimento da construção de sujeitos críticos e pensantes. Tal colocação se encaixa perfeitamente na unidade básica de ensino escolhida para desenvolvimento do estagio II, talvez se não houvesse essas observações à escolha do projeto não seria adequada como foi, pois somente com as observações pode-se perceber que a leitura não tem sido vista como algo prazeroso e agradável, mas como obrigação, para cumprir solicitação feita por professor, principalmente na disciplina língua portuguesa.
Por isso, depois dessa fase