Conto
O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção.
Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Enredo
Os contos possuem uma estrutura muito simples: repare que os contos infantis começam com “ Era uma vez” e terminam com um “ E foram felizes para sempre”. Os estudiosos do tema são unânimes em afirmar que uma boa historia deve ter um começo, um meio e um fim. Simples assim.
O conto é objetivo, geralmente narrado na 3ª pessoa ( mas também pode ser na 1ª). Pelo seu tamanho reduzido, deve-se perseguir a concisão de forma que tudo nele tenha sentido, e seja relevante.
Verossimilhança
"Vero" significa verdadeiro; "simil", semelhante; ou seja, o que é verossímil é semelhante ao que é verdadeiro. No caso da obra literária, verossimilhança quer dizer semelhante à vida, a realidade.
Verossimilhança é a impressão da verdade que a ficção consegue provocar no leitor, graças à lógica interna da história. A verossimilhança é, pois, a essência do texto de ficção.
Os acontecimentos de uma história não precisam ser verdadeiros, no sentido de corresponderem exatamente aos acontecimentos que se passam no universo exterior ao texto, mas devem ser verossímeis, semelhantes a eles.
O conto e as partes do enredo
Introdução: Ocorre a apresentação do cenário, os personagens e fatos iniciais, para situar o leitor.
Complicação: É a parte do enredo na qual se desenvolve o conflito, e devido ao tamanho reduzido, deve ser único.
Desfecho: Ao contrario do romance, é aqui que a historia culmina, e o elemento surpresa é revelado, e o conflito, resolvido.
Tempo
Constitui o pano de fundo para o enredo .