CONTOS
“CONTOS DE FADAS” ERA UMA VEZ.............
INTRODUÇÃO
Acredita-se cada vez mais na importância e na influência dos contos de fadas no desenvolvimento do imaginário infantil.
Ouvir e contar histórias é fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança, pois através dos contos ela tem a possibilidade de ensaiar seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história, como também desencadeia ideias, opiniões, sentimentos e criatividade, antecipando situações que a criança só iria experimentar na vida adulta.
JUSTIFICATIVA
Os contos aguçam o imaginário das crianças, além de despertar o gosto e a apreciação pela leitura. Eles levam os educandos a fazerem uma maravilhosa viagem pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importância que esse recurso proporciona na formação humana. Na educação infantil através dos contos a criança pode desenvolver seu vocabulário, interagir com os colegas, dialogar e aprender a se posicionar em diferentes situações, e na sociedade em que está inserida.
Na Educação Infantil é necessário estimular a criança com atividades de comunicação e expressão, para que possam desenvolver a linguagem verbal, estimular a construção de conhecimentos lógicos, físico (movimentos corporais) e sociais favorecendo assim o processo de elaboração de descobertas, de levantamentos de hipóteses, de criação, e de (re) invenção.
Outro ponto a ser abordado com importância no desenvolvimento deste projeto será o despertar da criança, em seu modo de convivência com os colegas, funcionários e pessoas que estão diretamente ligadas. Através da história, trabalharemos o lado afetivo com as crianças, o de amizade, carinho, respeito, compreensão e companheirismo, demonstrando a importância de estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de