Microbiologia principais meios de cultura
Ágar Nutrientes (AN)
Meio relativamente simples, de fácil preparo e barato, muito usado nos procedimentos do laboratório de microbiologia.
Utilidade: análise de água, alimentos e leite como meio para cultivo preliminar das amostras submetidas a exames bacteriológicos e isolamento de organismos para culturas puras, conservação e manutenção de culturas em temperatura ambiente, como método opcional para os laboratórios que não dispõem do método da criopreservação (congelamento das cepas em freezer à - 70ºC) e observação da esporulação de espécies de bacilos Gram positivos.
Interpretação: * Cor original do meio: branco opalescente. * Positivo: Crescimento na superfície do Agar. * Negativo: Ausência de crescimento.
Ágar Sangue (AS)
O meio, usando uma base rica, oferece ótimas condições de crescimento a maioria dos microrganismos. A conservação dos eritrócitos íntegros favorece a formação de halos de hemólise nítidos, úteis para a diferenciação de Streptococcus spp e Staphylococcus spp.
Utilidade: isolamento de microrganismos não fastidiosos, verificação de hemólise dos Streptococcus spp, Staphylococcus spp, usado na prova de satelitismo (para identificação presuntiva de Haemophilus spp.).
Interpretação: * Cor original do meio: vermelho. * Beta hemólise: presença de halo transparente ao redor das colônias semeadas (lise total dos eritrócitos). * Alfa hemólise: presença de halo esverdeado ao redor das colônias semeadas (lise parcial dos eritrócitos). * Gama hemólise (sem hemólise): ausência de halo ao redor das colônias (eritrócitos permanecem íntegros).
Ágar Chocolate (CHOC)
Amplamente utilizado para o cultivo de microrganismos exigentes, embora cresçam neste meio quase todos os tipos de microrganismos. À base do meio, é adicionado sangue de cavalo, carneiro ou coelho em temperatura alta, o que faz com que as hemácias lisem, liberando hemina e hematina, compostos fundamentais para o