história
Como podemos analisar o impacto da chegada dos portugueses no Brasil, em relação as tribos indígenas que aqui existiam?
De acordo com os historiadores, quando os Portugueses aqui chegaram, os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio). As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditava que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.
Além disso, houve muita violência física contra os índios, sendo que os portugueses tinham armas de fogo enquanto os índios utilizavam arco e flecha, e quase todo enfrentamento que acontecia os indígenas eram dizimados. Outro elemento significativo na destruição dos povos indígenas foram as doenças contagiosas que foram trazidas pelos europeus como: sarampo, coqueluche, varíola, malária e gripe.
Que tipo de relação foi desenvolvida entre índios e portugueses? Justifique.
No primeiro momento a relação desenvolvida entre índios e portugueses foi amistosa, pois o primeiro contato em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito