mitologia grega
Com base na mitologia grega, disserte a respeito dos seguintes tópicos:
1 - A noção de equilíbrio (Métron na cultura grega clássica).
A deusa Maat era a personificação da justa medida para os egípcios. Sob sua responsabilidade estava àquela medida política que permitia tudo fluir equilibrada e sinfonicamente. Mas os sábios egípcios cedo perceberam que esse equilíbrio só é sustentável se a medida exterior corresponder à medida interior. Caso contrário, impera o legalismo. Hoje sabemos que essa visão influenciou fortemente o pensamento grego e latino e fez com que uma das características fundamentais da cultura grega fosse à busca insaciável da medida (métron, em grego, de onde vem nosso metro). Clássica é a formulação, verdadeira regra de ouro: “a perfeição está na justa medida em todas as coisas”.
2 - O ideal de sociedade apresentado por Platão na obra “A república”
Essa é a obra mais importante de Platão. Nela ele expõe suas principais ideias. Ali está descrito o Mito da Caverna, o que é um filósofo e como é uma sociedade justa entre outras ideias. Em A República, Platão idealiza uma cidade, na qual dirigente e guardiães representam a encarnação da pura nacionalidade, Neles encontra discípulos dóceis, capazes de compreender todas as renúncias que a razão lhes impõe, mesmo quando duras. O egoísmo está superado e as paixões, controladas. Os interesses pessoais se casam com os da totalidade social, e o príncipe filósofo é a tipificação perfeita de demiurgo terreno. Apesar de tudo isso e desse ideal de Bem comum, Platão parece reconhecer o caráter utópico desse projeto político, no final do livro IX de A REPÚBLICA.
3 - O significado e a aplicação do símbolo da balança, da venda, da espada, da própria deusa Têmis (Pales Athena) com o curso de Direito.
Balança – Representa a igualdade, o equilíbrio e a ponderação. Aqui, o significado máximo é de que a justiça precisa ser igualitária, sem pender para nenhum lado envolvido, de forma as