Mitologia Grega
SEU NOME COMPLETO
TEMAS DA MITOLOGIA GREGA
DEFINIÇÃO, PRINCIPAIS DEUSES E SUAS IMPORTÂNCIAS
Alguma coisa adicional como: nome do professor, ano do colgio e turma
Curitiba
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho descreveremos a definição da mitologia grega, os principais deuses gregos e suas funções e a importância destes Deuses na visão do homem grego antigo.
DESENVOLVIMENTO
Segundo o site INFOESCOLA, a definição de Mitologia Grega é, um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a.C.
Outra definição que encontramos na ENCICLOPEDIA BARSA ( p.85) de que é a narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio sobrenatural. O mito aparece e funciona como mediação simbólica entre o simbólico e o profano, condição necessária a ordem do mundo e as relações entre os seres, sendo esta a importância da mitologia para o mundo.
O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encarada como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia, e a mitologia grega utiliza fatos e acontecimentos da Grécia, fazendo com que um conjunto de ocorrências fabulosas dê sentido ao mundo.
O Mito se refere a temas interesses que transcendem á experiência imediata, o senso comum e a razão. Crê-se no mito sem necessidade ou possibilidade de demonstração. Rejeitado ou questionado, o mito se converte em fabula ou ficção.
Em seu livro, DESCAMPS-LEQUIME (p.55) descreve que os gregos acreditavam que percebiam a presença dos deuses através de alguns sinais, como o barulho das folhas ou estrondo de trovões, e que construíam santuários e lugares privilegiadas e erguiam templos para abrigar as estatuas dos