redes wireless
3.1 HISTÓRIA DA REDE WIRELESS
Após o surgimento da internet no período das guerras, consequente da necessidade comunicativa entre soldados, as tecnologias usadas ganharam espaços urbanos como empresas e faculdades. A primeira tecnologia wireless criada, foi o Bluetooth, que foi criado em 1995 pela Ericson.
Após um grande investimento na nova tecnologia criada, em 1997, a IEEE criou padrões para adequar as redes sem fio, que no Brasil só foi liberada para fins comerciais pela Anatel. Em 1999, nasceu a Wi-Fi Alliance, associação de empresas responsáveis por popularizar os ambientes com redes wireless pelo mundo, que inicialmente era chamado de WECA, e depois de quatro anos, Wi-Fi. A empresa licenciou produtos adequados aos padrões IEEE que após a criação dos outros padrões, fez com que o compartilhamento baseado em Ethernet fosse mais rápido.
3.2 PADRÕES
3.2.1 SSID
1.1.1 Para uma rede sem fio se estabelecer, é necessária a conexão dos dispositivos ao Access Point (Ponto de Acesso). Por questões de segurança, cada rede deve receber uma SSID que é um identificador de domínio de serviço, esse domínio tem um valor de 32 bytes que é atribuído a um ponto de acesso. A função de uma SSID é identificar uma rede sem fio, por exemplo, um Access Point envia avisos regulares contendo a informação da SSID, e quando um dispositivo deseja se conectar à essa rede, ele recebe esses avisos, mostrando que ele está suficientemente perto do Access Point para fazer a sua conexão.
3.2.2 IEEE 802.11
Os padrões IEEE 802.11 são padrões estabelecidos e criados pela IEEE em meados de 1990 para definir as características de uma rede wireless, ou seja, uma rede Wi-Fi realmente é uma rede se ela se caracteriza por esses padrões. Após a comercialização das LAN’s sem fio por várias empresas, a dificuldade era fazer com que as mesmas fossem compatíveis e que pudessem se comunicar a qualquer momento, por esse motivo foram criados os padrões 802.11, que é