Conhecimento:Modifica o ser e facilita o ter
Carlos A Orlando de Souza
Givanildo Bandeira
Veridiana Patrzyk
Prof. Orientador: Rubens Ferronato
RESUMO
O ser humano modifica pela ação o meio ambiente em que vive, adaptando-o as suas necessidades, e enquanto transforma a realidade, constrói a si mesmo através do conhecimento adquirido e de suas experiência (erros e acertos). O conhecimento modifica o ser, pois este implica na mudança de comportamento. O que nos serve numa etapa pode não nos servir em outra, e isso nos leva a buscar mais conhecimento para não sermos pegos de surpresa e sabermos agir em diferentes situações. Quanto mais conhecimento possuirmos, melhor planejaremos a nossa vida e mais facilidade teremos para adquirir nossas conquistas materiais. O TER tornar-se-á uma conseqüência do nosso SER.
PALAVRAS CHAVES: Ser, Ter, e Conhecimento.
1. INTRODUÇÃO
O comportamento da sociedade atualmente contribui para discriminar as pessoas pelo poder aquisitivo valorizando as aparências, onde as pessoas são valorizadas pelo ter e não pelo ser. Aristóteles, o eminente filósofo grego da Antigüidade (384/322 a.C.), em sua obra Política, preceituava que o ser humano, para ser virtuoso, necessitava possuir alguns Bens, que seriam os do Espírito, do corpo e das coisas exteriores, sem os quais germens criminológicos poderiam levá-lo ao desequilíbrio.
A palavra ética vem do grego ethos, modo de ser, caráter, Ciência da conduta.
A palavra moral vem do latim mos (singular), e mores (plural), que significa costumes, muitos utilizam a expressão “bons costumes” como sinônimo de moral ou moralidade.
Conforme Sung (1995), é comum usar o conceito de ética e moral como sinônimos ou, quando muito, a ética é definida como o conjunto das práticas morais de uma determinada sociedade, ou então os princípios que norteiam estas práticas.
Quando todos aceitam os costumes e os valores morais estabelecidos na sociedade não há necessidade de muita discussão sobre