Redes wireless
FELIPE DE OLIVEIRA VOGEL PENNA
REDES WIRELESS
VILA VELHA 2012
INTRODUÇÃO
Atualmente, nossas necessidades estão mais relacionadas com a qualidade de informação necessária para o nosso dia-a-dia, para que as pessoas obtenham notícias de última hora em qualquer lugar que estejam, usando seus dispositivos móveis. Essa qualidade e instantaneidade podem ser conseguidas por intermédio de wireless (sem fio).
O uso da tecnologia wireless vai desde transceptores de rádio como walkietalkies até satélites artificiais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à internet através de locais remotos como um escritório, um aeroporto, um parque, em casa, etc. Um sistema de redes wireless refere-se a uma “passagem aérea” e sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência ou comunicação via infravermelho.
Sua área de abrangência é classificada em redes pessoais ou curta distância (wpan), redes locais (wlan), redes metropolitanas (wman) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (wwan).
REDES WIRELESS
Uma rede wireless é um sistema que interliga vários equipamentos fixos ou móveis utilizando o ar como meio de transmissão, compartilhando recursos – arquivos, dados, aplicativos...
Apesar de inicialmente muito mais caras, as redes wireless estão gradualmente caindo de preço e se popularizando. Além da questão da praticidade, as redes wireless podem ser utilizadas em casos onde, por um motivo ou outro, não é viável usar cabos.
CLASSIFICAÇÃO
WPAN- WIRELESS PERSONAL AREA NETWORK (Rede de área pessoal )
IEEE 802.15 BLUETOOH PAN ETSI HIPERPAN.
É um tipo de rede onde vários dispositivos, como celulares, estão conectados a uma rede sem fio disponibilizada em um alcance pequeno, normalmente alguns metros, é normalmente associada ao Bluetooth. Pode ser vista com a