lucas
-Introdução: Vamos comparar mais uma vez a pescaria com a evangelização:
A pescaria de anzol é semelhante à evangelização pessoal.
A pescaria de rede pode ser comparada ao evangelismo de massa, como eventos.
Quando Jesus chamou seus discípulos eles estavam trabalhando. O que mostra que Deus gosta de gente lutadora. O Evangelho não é para pessoas desocupadas. Quanto mais trabalhamos, mas podemos servir à Deus.
Como os discípulos estavam pescando, Jesus os chamou para ‘pescar almas’, mas se estivessem pastoreando ovelhas, os chamaria para pastorear vidas, ou se fossem oleiros os convidaria para moldar vidas.
Jesus já sabia o que iria acontecer e creio que provocou o acontecimento. Como a multidão o apertava, pediu para se sentar dentro de um barco que estava no lago. Justo o barco de Simão.
Simão estava desiludido por que não conseguira pescar nada a noite toda, mas aquele dia foi a sua maior pescaria.
Muitas vezes estamos como aqueles homens, sem conseguir nada, mas Deus fez todas as coisas do nada! Jesus é especialista em coisas impossíveis.
Como pescar mais?
Vamos refletir sobre o que aconteceu nesta pesca maravilhosa e aprender como devemos ganhar mais almas para Jesus:
1- Lave as redes: v.2c
Simão e seus amigos estavam lavando as redes. Isso mostra que não tinham pegado nada. Só tinham sujado as redes. Mas como bons pescadores não quiseram guardar as redes sujas.
Deus não gosta de sujeira. Pessoas que acumulam coisas velhas e sujam atraem para si pobreza. Como a prosperidade virá se não houver espaço, visto que está entulhado de lixo? Para vir o novo é preciso abrir mão do velho.
-O que significa lavar as redes?
Para nós significa que precisamos lavar as nossas vidas. Fazer um auto-exame e ver se há alguma sujeira e limpar imediatamente. Faça uma faxina na sua mente, em seu coração e na sua vida em geral. Tudo que for sujo e velho jogue fora. Confesse seus pecados.
Pedro “prostrou-se aos pés de Jesus dizendo: ... sou pecador”