História
PARACATU-MG
2013
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
TURMA: PED IV
POR: DRIELE TAINARA
MAISA MARA DE SOUSA
MIRELE MOREIRA
PATRICIA APARECIDA
FAZER E ENSINAR HISTÓRIA
1. Dos Estudos Sociais á História
PARACATU-MG 2013
Nesse capitulo a autora buscou situar a disciplina historicamente, mostrar sua importância, pois, a História é essencialmente formativa porque lida com a realidade social. Como a História e a Geografia, estuda o social, ou seja, o ser na sociedade e tem a capacidade de instruir os cidadãos a serem críticos e também as várias mudanças curriculares que ocorreram ao longo do tempo; conhecendo assim a importância de se estudar a História nos anos iniciais. Nas primeiras décadas do século XXI, nas escolas públicas predomina o estudo da Geografia e da História como áreas autônomas, mas nem sempre foi assim. Essa situação é resultado de lutas sociais, políticas, educacionais e de movimentos acadêmicos em defesa da valorização da História e da Geografia. O desafio do livro é refletir criticamente do que, como, porque, para que ensinar História através de suas experiências.
O ensino de História não ocorre somente a partir do 6°ano, mas desde os primeiros tempos da vida da criança. O papel da Geografia e História é nos ajudar a compreender o mundo, o tempo, o espaço, e a experiência humana.
Com todas as mudanças que foram acontecendo influenciou também no modo de ensinar a História que antes era focada na Europa conhecida como “europocêntrica”. Diante das novas propostas foi constatado que a História não podia se limitar aos fatos que aconteceram na Europa, mas sim estudar uma História Universal.
A História nos anos iniciais não pode ser limitada em transmitir dados, é necessário construir um saber no aluno e levá-lo a reflexão. Assim o professor