História
Para que os negros sejam bem sucedidos requer destes maiores esforços, no sentido de superar os tabus impostos pela sociedade. Por serem tratados de forma excludente as dificuldades são mais difíceis de serem superadas. Mas com muita dedicação é possível conquistar pouco a pouco seu espaço na sociedade.
A abolição da escravidão foi a conquista mais marcante dos negros, por terem conquistado sua liberdade plena.
Nos dias atuais, os negros cada vez mais vêm conquistando seu espaço nos meios de comunicação. Antes eles eram tidos como figurantes nas novelas e como substitutos nos tele jornais. Mas, com o passar do tempo eles vêm ocupando postos cada vez mais importantes, como protagonistas de filmes, seriados, novelas e telejornais.
O esporte é o setor onde os negros mais se destacam. Isso se deve a sua própria condição física que lhes confere uma maior resistência que os brancos. Em várias modalidades esportivas os negros têm se sobressaído a exemplo do futebol, voleibol, basquetebol, boxe, etc.
Na política, à semelhança da mídia, observa-se um constante aumento na ocupação de cargos de alto escalão por negros. O Ministério do governo Lula, por exemplo, é composto por três negros que ocupam três postos importantes. São eles: Gilberto Gil, Benedita da Silva e Marina Silva. Joaquim Benedito Barbosa, Procurador da República, é o primeiro negro integrante do Supremo Tribunal Federal. Isso demonstra o crescimento da raça negra em nossa sociedade. Essa situação não é a ideal, contudo, já é considerada um grande avanço visto ao seu passado tão tenebroso. O importante é que esses paradigmas estão sendo quebrados e, conseqüentemente, a colocação da raça negra na condição de verdadeiros cidadãos.
2. O Negro e a Educação
Há três variáveis básicas que agravam as desigualdades entre brancos e negros, são elas: a renda per capita, a diferença entre os níveis de alfabetização combinado com a taxa de escolaridade. O índice de analfabetismo entre os